Cuidados com os pneus

Como cuidar do seu pneu

Observe danos aparentes!
Cuidar de um pneu é essencialmente atentar para sua borracha. É ela quem protege a estrutura, formada por aço e fibra. Diversos fatores externos podem afetar a qualidade da borracha: elementos químicos, objetos cortantes, impactos fortes, pressão baixa ou alta demais, elevadas temperaturas, e outras influências do meio ambiente, como a própria luz solar.

Pressão do Pneu

Faça sempre a calibragem!
A pressão do pneu é um dos principais fatores de segurança e economia do seu veículo. Deve ser conferida mensalmente, sempre com os pneus frios, e obrigatoriamente antes das viagens mais longas.
Pneu com a pressão baixa pode diminuir a vida útil em até 15%. Já com a pressão alta, em 10%. Por isso, a longevidade do pneu depende da correta calibragem. Um pneu com pressão baixa também tem uma piora de 6% na sua frenagem, proporcionando maior risco de acidentes.

Conheça seu pneu

Entenda as letras e números nas laterais!
A lateral de um pneu é recheada com diversos números e siglas. Cada uma delas, conta um pouco das características do produto: largura nominal, relação entre a altura nominal e a largura nominal da secção, código de construção, diâmetro do aro e índice de carga e velocidade.
1/4
Largura
2/4
Altura
3/4
Aro
4/4
Índice de Carga e Velocidade

Profundidade do Sulco

Cheque sempre a profundidade!
Quanto mais profundo for o sulco de um pneu, melhor será sua frenagem, garantindo mais segurança aos passageiros. Mais profundidade também traz menos risco de ocorrer a aquaplanagem, quando o excesso de água faz o pneu flutuar, gerando risco de acidentes.
Atenção: Além de perigoso, dirigir com pneus com uma profundidade de sulco menor que 1.6 mm, o popularmente chamado pneu careca, é passível de multa.

Cuidados com o seu pneu:

  • Calibre os pneus regularmente
  • Faça alinhamento e balanceamento e evite o desgaste dos pneus
  • Cuidado com o excesso de peso. Ele encurta a vida útil do pneu
  • Faça rodízio de pneus
  • Evite arrancadas e freadas bruscas. Isto desgasta os pneus
  • Verifique sempre a profundidade dos sulcos dos pneus

Oops...

OK